Afinal, o que é alimentação saudável?

“Dra., o produto ´X´ é saudável? As bolachas Y são biológicas, por isso como comer, não?

Recebo este tipo de perguntas regularmente e a minha resposta é: “depende” ou “não sei se é bom ou não para si”.

Talvez se perguntem: Então, mas a Dra. não é profissional de saúde? Pois, por isso mesmo preciso de fazer uma análise ao histórico clínico de cada pessoa para saber adequar a alimentação certa para ela. Por exemplo, sabia que alimentos geralmente conhecidos como saudáveis – os legumes verdes, os cereais integrais, o pão, a fruta – podem ser agressores à saúde de algumas pessoas?

Segundo a Direção Geral de Saúde, a alimentação saudável deve ser “completa, variada e equilibrada, proporcionando a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia.” Ora, só após a análise da situação clínica e estudo da presença de alguns sintomas físicos é que me sinto capaz de responder às perguntas mencionadas acima. O papel do nutricionista é adequar a alimentação ao estado de saúde, gostos pessoais, atividade física e objetivo de cada indivíduo. Ou seja, personalizar a alimentação.

Posto isto, prefiro alertar para o que NÃO deve estar presente de forma regular na alimentação e assim evitar danos na saúde:

  • Carnes vermelhas e processadas: carne bovina, de vitela, porco, cordeiro, carneiro, cavalo ou cabra, bem como carne picada ou congelada, vísceras.  Carnes que sofreram processo de cura, salga, fermentação ou defumadas como fiambre, bacon, presunto, mortadela, salsichas (mesmo de aves).
  • Bebidas açucaradas (ex.: águas aromatizadas com açúcar, sumos de fruta, leite e bebidas vegetais, água de coco adoçadas)
  • Alimentos altamente processados (ex.: pães de leite, bolachas, pão embalado, tostas, chocolates, refeições prontas embaladas, barras de cereais, pizzas, molhos, pudins proteicos, gelados light, gelatinas)
  • Produtos alimentares à base de farinhas refinadas (ex.: pães, bolachas e outros snacks à base de farinha de trigo tipo 55 ou farinha de milho)
  • Alimentos ou produtos alimentares densamente calóricos, incluindo fritos e assados com muita gordura, gelados de nata, molhos industriais.

Independentemente do estado de Saúde, pesquisas feitas têm mostrado uma relação entre o consumo de carnes vermelhas e alimentos processados e o desenvolvimento de problemas de saúde incluindo o cancro.

O meu conselho é: privilegie o consumo regular de alimentos na sua forma mais natural, sem adição de adoçantes, corantes e outros aditivos, e assim, estará a cuidar da sua saúde!

Sílvia Daniela Teixeira 3252N |Nutricionista

Fontes bibliográficas:

Guias da Saúde, Alimentação saudável. Direção-geral da saúde. Disponível em https://www.sns24.gov.pt/guia/alimentacao-saudavel/. Consultado em julho 2022.

American Cancer Society Guideline for Diet and Physical Activity. https://www.cancer.org/healthy/eat-healthy-get-active/acs-guidelines-nutrition-physical-activity-cancer-prevention/guidelines.html. Consultado em julho 2022.

Leia ainda...

Renascer das Borboletas

Inauguração do Espaço – Renascer das Borboletas Foi com muito orgulho que no passado dia 07 de outubro de 2022 inauguramos o Espaço “Renascer das

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.