A Borboletas aos Montes tem como objectivo prestar ajuda psicológica e socioeconómica a doentes oncológicas da região do Interior Norte.
Objetivo
Criar o espaço Renascer das Borboletas para utentes portadoras de cancro da mama para acesso a bens e serviços que atenuem o impacto da doença na sua qualidade de vida e que promovam a melhoria da sua saúde e bem-estar no decurso do tratamento da doença. A concretização deste objetivo colocará em funcionamento um espaço dividido em três áreas distintas e complementares entre si. Uma das áreas destina-se à exposição de ajudas técnicas e artigos adaptados às necessidades despoletadas pelos tratamentos onde poderão ser adquiridos. Haverá a área para dinâmicas de grupo: sessões formativas/informativas sobre a doença e sobre comportamentos que promovam estilos de vida saudáveis; sessões de partilha de experiências e de carácter lúdico, desportivo e recreativo. Por
fim, noutra área funcionará um salão de cabeleireiro e de estética para cuidados de beleza.
- Disponibilizar um conjunto de ajudas técnicas e outros artigos úteis para acesso gratuito às utentes. O projeto irá facultar às utentes artefactos tais como: soutiens, próteses capilares, lenços, gorros, almofadas pós-operatório, fatos de banho e/ou biquínis e próteses leves e bolas antisstress. Muitas vezes, o acesso a estes artigos é moroso, dificultado ou ainda inexistente. Paralelamente, verificam-se muitas carências económicas nas utentes, pelo que a gratuitidade do serviço será crucial para a sua fácil obtenção. Os artigos que se enquadram nas ajudas técnicas terão de ser adquiridos pelo projeto. Os restantes poderão ser confecionados por voluntários que têm vindo a colaborar com a associação, mas que necessitaram de obter materiais para tal.
- Realizar periodicamente sessões de grupo de promoção de bem-estar físico e psicológico. A adaptação do espaço para uma área reservada a iniciativas grupais possibilitará que sejam concretizadas sessões de mindfulness, reiki, pilates e exercício físico adaptado e acompanhado por profissionais com experiência neste tipo de patologia, voluntários da associação. Esta será uma resposta inovadora na comunidade.
- Realizar periodicamente sessões de grupo de promoção da cidadania, de apoio emocional e de auto e hetero ajuda. Com a concretização deste objetivo, o projeto irá capacitar as utentes para a cidadania e empoderamento através de sessões onde serão abordados temas relacionados com a saúde e bem-estar (direitos e deveres, diagnóstico precoce e prevenção, reconstrução mamária, nutrição, dependências, sexualidade). Serão também realizados encontros/convívios de promoção do espírito de grupo e de solidariedade, de construção e/ou reforço de redes informais de apoio que permitam esclarecer dúvidas, partilhar experiências e consequentemente contribuir para a autoestima e para atenuar o isolamento e a solidão provocados tanto pela doença como pelas dificuldades de acesso a bens e serviços. Tal como no objetivo anterior, este será também inovador na comunidade.
- Instalar um salão de cabeleireiro e de estética. Será organizado e adaptado parte do espaço do projeto para ser montado mobiliário adequado para cuidados de beleza, nomeadamente: micropigmentação, maquilhagem e manutenção capilar. De salientar que estes cuidados de beleza são cuidados ajustados à patologia mamária das utentes, que serão prestados por voluntários da associação com formação na área.
- Promover o trabalho voluntário A associação já beneficia do apoio de um pequeno grupo de pessoas que têm desenvolvido trabalho voluntário, oriundas tanto da comunidade em geral como algumas utentes. Porém, têm vindo a surgir mais pessoas que manifestam intenção de colaborar com a associação e futuramente com o projeto, o que obrigará a organizar e estruturar esse contributo.